Hoje vamos começar uma série sobre ferramentas de produtividade, sendo a primeira o “To Do List” (que também é conhecido como lista de coisas para fazer no bom português).
Esta ferramenta tem como principal função descarregar sua cabeça! Isso mesmo, garantir que todas as suas responsabilidades, afazeres, compromissos não fiquem alocando espaço na sua massa cinzenta.
Bacana e qual é a vantagem disso?
A primeira é que seu cérebro não irá conseguir se lembrar de tudo a todo tempo e forçá-lo a isso, gerará gasto de energia que poderia estar sendo aplicada na criação de novas coisas (imagino que todos já ouviram ao menos uma vez que temos uma capacidade limitada de energia que conseguimos gastar e que o nosso cérebro foi feito para criar/desenvolver coisas, não lembrar – sendo inclusive ruim para isso; além do que todo mundo já esqueceu algo né!?).
O segundo motivo é que a lista permite uma visualização de tudo que tem que ser feito em um só lugar (a visualização é uma função muito importante para garantir que estamos sempre focados no que importa).
O terceiro, e para mim o mais importante, é que permite que você classifique seus afazeres em termos de PRIORIDADE! Ou seja, elencar as coisas mais importantes que devem ser feitas e priorizar a execução das mesmas.
E como fazemos um “To Do List” ?
Segue o passo a passo:
- Faça um pente fino em todas as suas fontes de tarefas e memória
- Liste todas em uma folha de papel, documento eletrônico ou no seu aplicativo de sua preferência
- Classifique todas as tarefas em relação a prioridade (dica: prioridade máximo é que se você não fizer dentro dessa semana vai dar muuuuuuuuuuuito ruim)
- Revise a lista
Pronto!
Uma ideia de como utilizá-la é, todos os dias logo cedo, olha sua lista de tarefas e foque na execução das tarefas.
Dica 01: Só tenha uma “To Do List” , se criar várias vai perder o poder de ter tudo em um lugar só. Tem coisa nova para fazer? Adiciona na lista.
Dica 02: Separe pelo menos 1 tarefa importante para ser realizada todo dia, isso vai fazer com que você consiga entregar o necessário sem ter que se atolar em um único dia da semana.
Um exemplo de uma “To Do List”:
Obrigado pessoal! Até a próxima!