Hoje falaremos de uma reunião que começa no primeiro dia da Sprint e se repete até o último, a Daily Scrum meeting.
Esta reunião é feita por e para os desenvolvedores (isso mesmo, Scrum Master, Product Owner ou Stakeholders só devem atender esta reunião se estiverem atuando como desenvolvedores em algum Product Backlog Item)!!!
É recomendável que a reunião ocorra todos os dias no mesmo lugar e horário (redução de complexidade), além de ter duração máxima de 15 minutos.
O evento tem como principal objetivo: inspeção e adaptação. Os desenvolvedores, de forma auto organizada, discutem o que será feito nas próximas 24h, como está o progresso da Sprint e discutem a respeito do plano de trabalho para se entregar a Sprint Goal.
Como puderam perceber, este evento é beeeem importante, é basicamente a reunião que garante que quem tem que fazer as coisas está de fato prestando atenção na linha temporal, no que precisa ser feito e como!
Além dos pontos anteriores, focados na Sprint, a Daily Scrum também tem a função de melhorar a comunicação entre o time, identificar impedimentos e dar oportunidade para que o time tome decisões rápidas.
Pausa estratégica! Impedimentos são qualquer tipo de problema que possa colocar em risco a Sprint Goal e ou a execução do trabalho – um exemplo clássico do que não é um impedimento é: a máquina de café quebrou!
Uma ferramenta muito utilizada nas Daily Scrum é o Scrum Board, que basicamente é um quadro que possui pelo menos 3 colunas: coisas a fazer, coisas sendo feitas e coisas prontas:
Todas as tarefas a serem feitas são adicionadas na coluna To Do, cada pessoa que for executar a tarefa puxa a tarefa para a coluna Doing e assim que a concluí, direciona para a coluna de Done.
Com esse simples processo os desenvolvedores conseguem:
- gerir o trabalho;
- alinhar o que cada um deve fazer; e
- garantir que todos os desenvolvedores se mantenham responsáveis
Para saber um pouco mais sobre o Scrum Board, além de inúmeras bibliografias Scrum pode dar uma olhadinha em alguns aplicativos como: monday.com, asana, trello, smartsheet, dentre outros que permitem a utilização da ferramenta e fornecem guias de como aplicar.
Gostou do post? Curte ai!