Hoje vamos falar um pouco sobre SCRUM, já ouviu falar?
Scrum é um framework da metodologia Agile, que ficou bem famosa nas últimas décadas através da sua utilização nas empresas de software em geral.
O Agile é baseado em alguns pontos base como:
- garantir que as pessoas envolvidas no projeto sejam comprometidas e tenham as habilidades necessárias
- foco em construir e entregar um produto funcional
- compartilhamento de meta
- construção de confiança
- adaptação e flexibilidade
Na verdade a metodologia Agile é baseada em 12 princípios e valores.
O Scrum foi ouvido pela primeira vez no ambiente de projeto em 1986, foi considerado framework em 1995 e teve o seu principal documento guia criado em 2010, ou seja é um conceito relativamente novo comparado com as demais metodologias tradicionais de gestão de projetos.
O Scrum é baseado em time-box, loops de feedback e aceita as incertezas de forma positiva em sua gestão.
A equipe de projeto aqui é chamada de time Scrum e é composto por 3 figuras pricipais:
- Scrum master
- Product Owner
- Desenvolvedores
O Scrum Master é responsável por garantir que o framework Scrum seja realizado de forma correta (conforme o guia) além de ter as funções macros de remover impedimentos e manter o time focado na meta do sprint (jajá falamos o que é isso).
O Product Owner é o responsável por garantir que o que se está sendo feito gere o máximo de valor possível para o consumidor, além da ser o responsável pelo banco de trabalho que deve ser realizado no projeto. Esse pacote de coisas que devem ser feitas no projeto é chamado de Product Backlog, que nada mais é do que uma lista do que precisa ser feito.
Por fim, Desenvolvedores são as pessoas que de fato vão realizar as tarefas do projeto. O termo por mais que remeta a programadores não é restrito a isso, refere-se sim a qualquer pessoa que execute a tarefa. Em momentos do projeto qualquer pessoa do time Scrum pode ser desenvolvedor, se estiver executando alguma tarefa.
O Scrum é baseado em eventos, o evento principal e que aglutina todos os demais é chamado de Sprint. Um sprint dura no máximo 1 mês.
Os demais eventos dentro do sprint são:
- Sprint Planning
- Daily Scrum
- Sprint Review
- Sprint Retrospective
No Sprint Planning, os desenvolvedores selecionam os itens de maior prioridade do Product Backlog que devem ser implementados nessa sprint. Essa seleção é baseada no que os desenvolvedores entendem que poderão entregar. Além disso nesta reunião é importante ter definido qual será o objetivo da sprint, assim como a elaboração de um plano para entregá-la.
Daily Scrum é uma reunião diária, de 15 min, onde os desenvolvedores devem se sincronizar, identificar problemas e planejar as próximas 24h de trabalho.
Já o Sprint Review é um evento do sprint no qual o time scrum junto com os stakeholders revisam o que foi entregue na sprint e discutem sobre o que foi feito e o que se deve focar nas próximas sprints.
O último evento é a Sprint Retrospective, em que o time scrum avalia o seu trabalho na sprint e discute o que foi bom e o que foi ruim, o que manter e o que mudar para as próximas sprints.
O framework é poderoso e pode ser aplicado em diversos ambientes de projeto, não somente software, porém seus criadores salientam que, usar uma parte somente da metodologia não entregará os benefícios da mesma, sendo necessário a adoção completa da metodologia.
Gostou do assunto? Nos próximos posts vamos falar um pouco mais sobre o assunto.
Abraço,