Pessoal, no post de hoje vamos falar um pouquinho sobre estilos de liderança em um projeto (para quem está pensando, meeeoo Deus não é possível só conheço o tipo chato, existem alguns tipos além desse :P).
Saber os tipos de liderança e suas pequenas características com certeza vai te ajudar a gerir projetos, e sabe porquê? Porque cada projeto é único e assim sendo, pede um tipo de liderança.
Vamos separar em 3 grandes grupos os estilos:
- Ante Estilo
- Líder de Mudança
- Líder Formador
O Ante estilo tem como principal característica estar desmotivado. É um estilo de liderança passivo, simplesmente deixa como está e vê o que vai dar. Definitivamente não é o mais indicado, porém vemos em diversos projetos por ai.
Dentro do grupo Líder de Mudança podemos ter dois sub-estilos:
- Visionário
- Diretivo
O primeiro dos dois é do tipo que mostra aonde vai chegar com a direção dada. Geralmente, este estilo é intrínseco de pessoas mais experientes, também conhecidas como velhas de casa que são motivadas com os objetivos do projeto e com um perfil “professor” (um bom estilo a ser usado quando tem um time inexperiente) . Como reconhecer um líder visionário? É aquele que fala para o time em momentos de crise: “vamos por ali porque lá na frente ganharemos isso ou aquilo, tal qual como fizemos nos projetos A, B e F”.
O segundo (diretivo) é o o líder que aponta a direção para a equipe do projeto, porém não define como deve ser feito o trabalho. Este estilo de liderança é geralmente indicado quando se tem um time mais experiente. Aqui reconhecemos algumas frases como: “precisamos de uma alternativa para a tarefa D para evitarmos problemas na próxima semana”, ou “precisamos dos testes completos no fim da próxima semana”.
Seguindo na nossa análise chegamos ao terceiro grande grupo, o dos Lideres Formadores.
Se você já teve um líder de projeto que contava com as idéias do time para definir as soluções e as melhores direções, que sempre estava junto na hora de por a mão na massa e tinha como uma das suas principais preocupações a construção do time que trabalhava no projeto; parabéns conheceu o estilo Participativo! Aqui vai um ponto e atenção sobre esse estilo tão legal – não deve ser utilizado em times muito juniores! O motivo é simples, não saberão distinguir entre amizade/gente boa e trabalho o que com certeza poderá trazer sérios impactos no seu projeto.
O último estilo que falaremos aqui é o estilo Coach (não é o que está pensando). Este estilo faz exatamente o contrário do que está pensando, eles não direcionam, não dizem o que fazer… basicamente sempre entregam perguntas!
Se você perguntar: “O que devo fazer para resolver esse problema?” E escutar um: “O que você faria?” como resposta ou está falando com um líder coaching ou um discípulo de Sócrates.
Acredito que a essa altura já tenha entendido que, com exceção do Ante Estilo você deve usar qualquer um dos outros quatro estilos em seus projetos; e se realmente pegou a sacada aqui… você pode ter que ser os 4 estilos ditos dentro do mesmo projeto! Isso mesmo que leu, haverá pouquíssimos projetos que você será igual do começo ao fim, cabe a você ter a leitura de como o time está trabalhando e se moldar para entregar a melhor liderança possível (em cada momento) para o seu time de projeto.
Um bom líder é aquele que se adapta ao time e ao projeto, é aquele que bate e assopra enfim é aquele que quer ser um líder.
E ai, qual é o seu estilo preferido? Conta pra gente sua história!
Abraço