O planejamento dos recursos humanos em um projeto ocorre na fase de planejamento do projeto e tem como principal saída a identificação e documentação de papéis, responsabilidades, habilidades necessárias e as relações hierárquicas do projeto.
Uma ferramenta muito utilizada nesta tarefa é a matriz RACI.
A matriz RACI é uma ferramenta que estratifica as responsabilidades e funções de cada tarefa (ou pacote de tarefas) de um projeto entre as pessoas/times envolvidos. A estratificação é feito considerando 4 categorias:
- Responsável (R): quem deve executar a tarefa, tem a responsabilidade de entregar a tarefa.
- Aprovador (A): tem a função de verificar se a tarefa entregue está de acordo com o esperado, basicamente verifica se a entrega está ou não satisfatória.
- Consultado (C): geralmente é um especialista que tem a função de suportar o responsável para que o mesmo consiga entregar a tarefa.
- Informado (I): quem não tem função direta na tarefa, contudo é um stakeholder do projeto e precisa estar por dentro do andamento das ações.
As categorias acima são usadas para classificar cada atividade em função do time/pessoa envolvida, como no exemplo abaixo:
É importante salientar que em algumas tarefas, diferentes pessoas/times podem ter a mesma categorização, como o especialista e a gerência na cotação da peça.
Ao término da elaboração da matriz RACI do projeto a mesma deve ser apresentada ao time e ter o aceite formal de toda a equipe envolvida e partes interessadas.
Além da matriz RACI, faz parte do gerenciamento dos recursos humanos do projeto a mobilização da equipe do projeto. E o que é isso?
Basicamente é confirmar a disponibilidade dos recursos humanos e obter a equipe necessária para terminar eventuais atividades do projeto.
Para essa tarefa é necessário gastar toda a habilidade de negociação, pois muitas vezes será necessário:
- mostrar a importância do seu projeto na organização
- comprovar que seu projeto necessita o recurso específico
- desenvolver um relacionamento com os gerentes dos recursos
- contar com as habilidades do gerente dos recursos em manobrar seu time
para conseguir o recurso necessário para o projeto.
Constantemente, será necessário realizar análises de critérios múltiplos para que a decisão de recurso tomada seja o melhor para o seu projeto e para a sua empresa.
Outro item que não pode faltar no seu planejamento dos recursos humanos é o plano de desenvolvimento da equipe do projeto, ou seja, o que será feito para melhorar as competências, a interação da equipe e o ambiente em geral para que o desempenho do projeto melhore.
Segue algumas dicas do que fazer aqui: comunicação clara, objetivos claros, empatia, inteligência emocional, fazer coaching, reconhecimentos, espirito de equipe, treinamentos, avaliar desempenho e ser confiável.
Um plano subsequente ao desenvolvimento da equipe é o plano de gerenciamento da equipe, que define como será o acompanhamento do desempenho dos membros da equipe, como serão os feedbacks, quais os fluxos e cadeias de ajuda para as mudanças que aparecerão ao longo do projeto.
Vale lembrar que montar uma equipe não é fácil e nunca começa sendo tudo uma maravilha…. Geralmente a formação de uma equipe tem 4 fases:
- formação
- tempestade
- padronização
- desempenho
Parece ser bastante complexo liderar toda essa gente ai né… para te ajudar, no próximo post falaremos sobre estilos de liderança. E ai, qual você acha que é o seu?!
Até lá