Esta etapa tem como principal objetivo escolher qual abordagem será usada para fazer o gerenciamento de tempo do seu projeto.
Este planejamento é dividido nas seguintes etapas:
- Definição das atividades: que é basicamente decompor/quebrar os pacotes de trabalho nas atividades do cronograma.
- Sequenciar as atividades: aqui a abordagem mais comum é o MTD (método do diagrama de precedência). Esse método permite sequenciar as tarefas de 4 formas diferentes, são elas:
- TT (término-término),
- TI (término-início)
- II (início-início)
- IT (início-término)
- Estimar os recursos: basicamente planejar quais expertises você precisa no seu projeto, assim como a quantidade de pessoas que o projeto irá necessitar.
- Estimar as durações: esta é a etapa onde você estima quanto tempo será necessário para completar cada uma das atividades listas. Existem alguns métodos que podem ser usados para essa estimativa de tempo, são eles:
- Estimativa Analítica: o tempo de cada tarefa é estimado com base nas suas experiências passadas e no seu conhecimento sobre a tarefa.
- Estimativa Paramétrica: é uma combinação de dados históricos com algum artifício matemático (médias, medianas)
- Estimativa dos 3 pontos: Essa estimativa usa 3 variáveis para estimar a duração de cada tarefa (Tpessimista ,Tmais provável e Totimista). Sendo o tempo otimista o melhor possível, o pessimista o pior possível e o mais provável o que você acredita ser o mais coerente para a execução da tarefa. Tendo em mãos as 3 variáveis fazemos o seguinte cálculo para termos a duração e o desvio padrão de cada atividade:
- Desenvolver o cronograma: nesta etapa você deve utilizar tudo o que foi feito anteriormente (atividades, sequência de execução e dependência, duração e recursos necessários) e escolher entre duas correntes filosóficas (caminho crítico e corrente crítica) como construir a estrutura que mostra a duração total do seu projeto. O cronograma em suma mostra no tempo como e quando cada etapa será iniciada e terminada, assim como todo o projeto.
Vamos falar um pouco mais sobre essas filosofias? Não perca o nosso próximo post!