O termo de abertura do projeto tem a função de formalizar o início do projeto, além de é claro dar autoridade para o gerente de projetos.
Podemos dizer que o Termo de Abertura do Projeto dá a direção inicial para o projeto.
Mas e ai… o que deve ter um Termo de abertura para que ele seja útil?
Segue uma pequena lista do que seu termo de abertura deve conter:
- Justificativa para o projeto (por quê quero fazer esse projeto?).
- Objetivo SMART lembre-se sempre aonde quer chegar.
- O Produto que você vai entregar (lembrando que pode ser um serviço ou qualquer outra coisa, não necessariamente um produto – tipo um livro).
- Deixe claro quais são os Benefícios do projeto (aqui é legal colocar quanto a empresa/você irá ganhar com esse projeto).
- Quais são os Macro Requisitos do seu projeto (aqui a dica é deixar claro o mínimo do mínimo que seu projeto tem que ter/entregar).
- Quem são seus Stakeholders (ou seja quem são seus clientes e parceiros nesse projeto).
- Sua Equipe (é bem importante, como se diz no português coloquial dar nome aos bois, fica fácil de saber quem é responsável por o que dentro do projeto com isso).
- Quais são as Premissas do projeto, ou seja o que está considerando para fazer o que está pretendendo? (aqui um exemplo bobo mas claro é: premissa de eu escrever um livro é eu saber escrever).
- Grupo de Entregas Macro , pode-se até dizer que isso é tipo o que eu vou entregar em cada sprint de trabalho usando o linguajar Agile (um exemplo é separar um projeto livro em capítulos, capa, sumário, referencias).
- Quais são as Restrições do projeto (exemplo clássico é tenho R$100,00 de orçamento, logo não posso gastar nada a mais para fazer meu projeto).
- Quais são os Riscos do projeto (não, você não deve listar 100000 riscos aqui, só os principais, e caso não tenha nenhum em mente, é um bom momento pra pensar nas coisas que podem dar errado antes de começar).
- Uma Linha do Tempo Inicial (pra quem ficou confuso, nada mais nada menos do que um cronograma macro do seu projeto).
- E uma boa ideia inicial dos Custos do seu projeto (se for algo grande, que envolva ferramentas, é legal dividir quanto prevê gastar com molde, injeção, etc…).
Além dos pontos acima, acho válido pegar uns pontos que sempre estão presentes nos CANVAS da vida que são:
- Quem decide o que e quem aprova o que no projeto,
- Quem é o Gerente do Projeto e qual é o nível de autoridade dele,
- Quem é o patrocinador e qual o nível de autoridade dele no projeto.
Esses pontos acima parecem bobos mas evitam muitas discussões futuras.
Em suma, lembre-se deixe tudo bem claro, pois esse é o documento inicial do projeto e deverá ser usado como base para todo o restante.
Boa sorte no seu termo de abertura!